Idiomas Four|Escola de Idiomas

Rua Muck, 62

Tel. 3031-1777

WhatsApp: 98217-0055

(próximo a Estação Trensurb Canoas)

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • YouTube Classic
Paula Oliveira
15 de Set de 2017

Jogos para conhecer a cultura e a história francesas

0 comentários

 

 

Para quem ainda não sabe, a Idiomas Four está inovando com seu novo Curso de Criação de Jogos.

Ligando jogos e a língua francesa e cultura francófona, listo alguns jogos e um pouco da história dos games que têm um quê de francês.

 

Infogrames (1983-2009, atualmente segue como Atari)

 

 

É interessante começar pela distribuidora de jogos francesa fundada por Bruno Bonnel, em 1983: a Infogrames. Esse nome vem, segundo Bonnel da associação das palavras “ Informatique”(Informática) e “programmes”(programas).

O jogo mais famoso publicado pela Infogrames foi Alone in the Dark, pai do terror nos games. Com a compra da gigante Atari em 2009, a Infogrames optou por continuar com este nome.

 

 

 

Broken Sword: The Shadow of the Templars (1996)

 

 

Broken Sword: The Shadow of the Templars é um jogo point-and-click (você só precisa clicar com o mouse para fazer uma ação) de aventura desenvolvido pela britânica Revolution Software.

O jogo conta a história de George Stobbart, um turista americano em Paris que presencia um ataque terrorista. George passa a ajudar a jornalista francesa Nicole Collard a desvendar os mistérios que envolvem esse incidente, tudo isso com Paris como cenário.

 

 

Broken Sword 5: The Serpent's Curse traz o retorno de George e Nico à Paris para resolver mais um mistério: desta vez relacionado ao roubo de um quadro.

 

 

 

The Da Vinci Code (2006)

 

The Da Vinci Code é o jogo inspirado no livro de Dan Brown, que saiu no mesmo ano do filme estrelado por Tom Hanks e Audrey Tautou. O jogo, assim como livro e filme, tem o Museu do Louvre e a Igreja de Saint-Sulpice como cenários belíssimos e parisienses.

 

The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn (2011)

 

The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn é um game desenvolvido pela Ubisoft e baseado no filme “As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne”. O que esse jogo traz de especial é o mundo de Tintim (Tintin, no francês), um belga, como seu criador, Hergé. O jornalista Tintim, nascido em 1929, é o Indiana Jones dos quadrinhos.

 

 

 

Remember Me (2013)

 

Remember Me é um game de ação e aventura em uma Paris futurística. Desenvolvido pela Dontnod Entertainment, este jogo narra um futuro onde memórias podem ser roubadas. Nilin, uma caçadora de memórias, luta para que as pessoas tenham o direito de ter suas lembranças como algo privado.

 

É interessante pois traz de volta um marco histórico do despotismo francês, com o renascimento da Bastilha.

 

Assassin's Creed Unity (2014)

 

Assassin's Creed é uma série de jogos desenvolvida pela publicadora francesa Ubisoft. Assassin's Creed Unity é o oitavo jogo desta série, desenvolvido pela filial Ubisoft Montreal.

O jogo se passa na Revolução Francesa, com a queda da Bastilha. Ainda, com os glitches narrativos, temos a oportunidade de ver a Paris da Belle Époque e a Paris ocupada dos tempos da Segunda Grande Guerra.

Pode-se ver personagens históricos como Napoleão e Robespierre.

 

 

Assassin's Creed Rogue, que narra a Guerra Franco-Indígena (Guerre de la Conquête) pelas terras da América do Norte, acaba por se entrelaçar com a história de Assassin's Creed Unity.

 

 

Posts Mais Recentes
  • Paula Oliveira
    Jul 29

    Salut ! Tem curiosidade sobre como falar sobre as roupas em francês? Confere esse post aqui para saber um pouco mais sobre esse precioso vocabulário em língua francesa. A camiseta, no francês, também chamada de T-shirt . Lembraram dos gilets jaunes ? Você pode chamar apenas por lunettes . Não importa se for maiô ou sunga, o nome será o mesmo: maillot de bain . Mais artes em Canva .
  • Paula Oliveira
    18 de Out de 2018

    Como fechamento da unidade três de nosso livro de trabalho, Version Originale , com a temática de Mon quartier est un monde (meu bairro é um mundo), os alunos do Francês 1 (sábado, 11hs-13hs) usaram do conhecimento aprendido sobre as “prépositions de lieu” (preposições de lugar, em francês) para criar legendas para suas fotos. Vejam as polaroides tiradas:
  • Paula Oliveira
    8 de Set de 2018

    Seguindo a temática proposta por nosso livro de trabalho, após criarem seus retratos, a turma de Francês 1 (sábado, 11 horas) seguiu com apresentações de algumas de suas celebridades favoritas, na aula do dia 18 de agosto de 2018. Foi demonstrado que a turma tem interesses diversos, como podemos ver pelos perfis montados a partir das informações encontradas pelos alunos e os vídeos que eles escolheram para ilustrar os seus trabalhos.