
Para quem ainda não sabe, a Idiomas Four está inovando com seu novo Curso de Criação de Jogos.
Ligando jogos e a língua francesa e cultura francófona, listo alguns jogos e um pouco da história dos games que têm um quê de francês.
Infogrames (1983-2009, atualmente segue como Atari)

É interessante começar pela distribuidora de jogos francesa fundada por Bruno Bonnel, em 1983: a Infogrames. Esse nome vem, segundo Bonnel da associação das palavras “ Informatique”(Informática) e “programmes”(programas).
O jogo mais famoso publicado pela Infogrames foi Alone in the Dark, pai do terror nos games. Com a compra da gigante Atari em 2009, a Infogrames optou por continuar com este nome.
Broken Sword: The Shadow of the Templars (1996)

Broken Sword: The Shadow of the Templars é um jogo point-and-click (você só precisa clicar com o mouse para fazer uma ação) de aventura desenvolvido pela britânica Revolution Software.
O jogo conta a história de George Stobbart, um turista americano em Paris que presencia um ataque terrorista. George passa a ajudar a jornalista francesa Nicole Collard a desvendar os mistérios que envolvem esse incidente, tudo isso com Paris como cenário.
Broken Sword 5: The Serpent's Curse traz o retorno de George e Nico à Paris para resolver mais um mistério: desta vez relacionado ao roubo de um quadro.
The Da Vinci Code (2006)

The Da Vinci Code é o jogo inspirado no livro de Dan Brown, que saiu no mesmo ano do filme estrelado por Tom Hanks e Audrey Tautou. O jogo, assim como livro e filme, tem o Museu do Louvre e a Igreja de Saint-Sulpice como cenários belíssimos e parisienses.
The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn (2011)

The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn é um game desenvolvido pela Ubisoft e baseado no filme “As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne”. O que esse jogo traz de especial é o mundo de Tintim (Tintin, no francês), um belga, como seu criador, Hergé. O jornalista Tintim, nascido em 1929, é o Indiana Jones dos quadrinhos.
Remember Me (2013)

Remember Me é um game de ação e aventura em uma Paris futurística. Desenvolvido pela Dontnod Entertainment, este jogo narra um futuro onde memórias podem ser roubadas. Nilin, uma caçadora de memórias, luta para que as pessoas tenham o direito de ter suas lembranças como algo privado.
É interessante pois traz de volta um marco histórico do despotismo francês, com o renascimento da Bastilha.
Assassin's Creed Unity (2014)

Assassin's Creed é uma série de jogos desenvolvida pela publicadora francesa Ubisoft. Assassin's Creed Unity é o oitavo jogo desta série, desenvolvido pela filial Ubisoft Montreal.
O jogo se passa na Revolução Francesa, com a queda da Bastilha. Ainda, com os glitches narrativos, temos a oportunidade de ver a Paris da Belle Époque e a Paris ocupada dos tempos da Segunda Grande Guerra.
Pode-se ver personagens históricos como Napoleão e Robespierre.
Assassin's Creed Rogue, que narra a Guerra Franco-Indígena (Guerre de la Conquête) pelas terras da América do Norte, acaba por se entrelaçar com a história de Assassin's Creed Unity.