Idiomas Four|Escola de Idiomas

Rua Muck, 62

Tel. 3031-1777

WhatsApp: 98217-0055

(próximo a Estação Trensurb Canoas)

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • YouTube Classic
Paula Oliveira
4 de Set de 2017

C'est quoi les clichés ?

0 comentários

 

 

Segundo Le Robert (o dicionário mais idolatrado e afamado da língua francesa), o termo que se traduz por clichê no português refere-se pejorativamente a “ideia ou expressão muito frequentemente utilizada” em livre tradução. Remetendo a imagem negativa e banal, vinculada a um lugar-comum cultural.

 

Isto é, o clichê lança um olhar sobre uma cultura sem se aprofundar em suas razões ou na veracidade das informações que são captadas pelo olhar externo. É como aceitar que no Brasil todo mundo ama futebol e sabe sambar muito bem.

 

Quando se trata daqueles que cunharam o termo (os franceses), os clichês podem ser um pouco mais que cruéis e relacionarem-se com sua higiene pessoal ou com a forma bizarra com que eles carregam um pão (a baguete).

 

Para representar melhor os estereótipos dos franceses deixo o link para o vídeo de Cédric Villain:

 

 

Posts Mais Recentes
  • Paula Oliveira
    Jul 29

    Salut ! Tem curiosidade sobre como falar sobre as roupas em francês? Confere esse post aqui para saber um pouco mais sobre esse precioso vocabulário em língua francesa. A camiseta, no francês, também chamada de T-shirt . Lembraram dos gilets jaunes ? Você pode chamar apenas por lunettes . Não importa se for maiô ou sunga, o nome será o mesmo: maillot de bain . Mais artes em Canva .
  • Paula Oliveira
    18 de Out de 2018

    Como fechamento da unidade três de nosso livro de trabalho, Version Originale , com a temática de Mon quartier est un monde (meu bairro é um mundo), os alunos do Francês 1 (sábado, 11hs-13hs) usaram do conhecimento aprendido sobre as “prépositions de lieu” (preposições de lugar, em francês) para criar legendas para suas fotos. Vejam as polaroides tiradas:
  • Paula Oliveira
    8 de Set de 2018

    Seguindo a temática proposta por nosso livro de trabalho, após criarem seus retratos, a turma de Francês 1 (sábado, 11 horas) seguiu com apresentações de algumas de suas celebridades favoritas, na aula do dia 18 de agosto de 2018. Foi demonstrado que a turma tem interesses diversos, como podemos ver pelos perfis montados a partir das informações encontradas pelos alunos e os vídeos que eles escolheram para ilustrar os seus trabalhos.